domingo, 15 de abril de 2007

a matemática serve para...

(para saber mais deste projecto http://www.gripenet.pt/)

No projecto Gripenet.pt a Matemática, ou antes a Modelação Matemática, é uma ferramenta fundamental...

Na Newsletter do Projecto desta semana vinha a seguinte notícia:
Novo método de estudar propagação de vírus

Foi revelado um novo método para estudar a propagação de vários de vírus da gripe, entre as aves domésticas. Espera-se que o estudo permita analisar o sucesso de diferentes medidas de controlo utilizadas.
Publicado na revista "PLoS ONE", o trabalho foi realizado por especialistas em modelação matemática, do Imperial College de Londres e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. Incidiu sobre as estirpes H7N3, H7N7 e H7N1, transmitidas entre explorações de criação de aves em três recentes surtos: na Holanda, na Grécia e no Canadá. Os investigadores descobriram um modelo capaz de definir a rapidez com que um vírus se propaga. O modelo deverá proporcionar uma visão importante sobre a capacidade de transmissão do vírus. Com ele também se espera determinar, se o surto vai evoluir para uma epidemia capaz de se sustentar sozinha: situação na qual ocorre um contágio de pelo menos uma exploração, a partir de cada uma já afectada.

Um sítio bastante útil


http://www.fsmq.org/ Mathematics for all (The Nuffield Foundation)

Neste sítio há material muito interessante e útil para ajudar os professores a imaginarem actividades com os alunos que os coloquem a pensar e trabalhar matematicamente e não só a executar procedimentos matemáticos sem sentido.

Aconselho

terça-feira, 10 de abril de 2007

um algoritmo da multiplicação diferente

Este vídeo já está bastante divulgado por aí, mas será que tem potencialidades para ser trabalhado com alunos? De que forma, em que níveis,... com que objectivos? Que papel poderá ter em relação às aprendizagens?