domingo, 20 de maio de 2007

Ubiratan D'Ambrósio entrevista Paulo Freire



Para ver a entrevista clique aqui e para ler clique aqui
Como é estimulante ver e ouvir (e ler) dois pensadores e activistas conversar temas que nos tocam!
Aqui Ubiratan entrevista Paulo Freire sobre a Educação matemática, colocando a este último o desafio de pensar sobre a Educação matemática de uma forma paralela ao que fez para a literacia.

Vale a pena ver, pensar e actuar...

Sobre Paulo Freire:
Instituto Paulo Freire (Brasil)
Biblioteca Digital de Paulo Freire

Sobre Ubiratan d'Ambrósio:
Currículo actualizado (certificado pelo próprio)
Entrevistas - Descompasso com o Mundo; Física Quântica e Holística

Imagens de Ubiratan e de Paulo Freire

sábado, 12 de maio de 2007

What's Special About This Number?


Neste site encontramos a lista dos números inteiros (do 1 ao 9999) com cada um deles associado a uma característica matemática que o torna especial. Essa característica tem, por sua vez, um link para a secção correspondente do site Wolfram Mathworld - the web's most extensive mathematics' resource.
Desta forma, o site torna-se um local de informação interessante sobre a matemática.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Borges e a Matemática


Borges e a Matemática: Uma Viagem Atraves dos Diálogos Secretos entre o Grande Escritor Argentino e Personagens da Dimensão de Pascal, Russel e Poe
Guillermo Martinez (veja aqui)

Este é um livro interessante que talvez cative leitores menos dados à matemática. Eu, que sou dada à matemática mas menos familiar com o Jorge Luís Borges, fui cativada pelo livro e talvez através dele passe a ser melhor leitora do Borges.
Quem sabe se, através da leitura deste livro, alguns leitores menos dados à matemática passam a 'ver com outros olhos' a matemática?

Aqui fica um excerto para aguçar o apetite.

(a propósito do símbolo Aleph usado pelos matemáticos)


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e4/01_aleph.gif

"Um braço que indica o céu e outro que indica a terra. O símbolo dos números transfinitos, nos quais, como diz Borges, o todo não é maior do que qualquer das partes. Trata-se de um dos conceitos da matemática que realmente fascinava Borges. É a quebra de um postulado aristotélico segundo o qual o todo deve ser maior do que qualquer das partes, e eu gostaria de explicar brevemente como surge esta ideia do infinito na matemática.
Até 1870, altura em que
Cantor começa os seus trabalhos sobre a teoria dos conjuntos, os matemáticos serviam-se de outro símbolo para o infinito, um 8 deitado... e pensavam que, na realidade, havia um único infinito, não se interrogavam sobre a possibilidade de haver diferentes variedades de infinito. Como chega Cantor à sua ideia de infinito, que é a ideia que suscite este primeiro paradoxo?" (pg. 17)

E se na escola, existisse tempo para que alunos e professores pudessem dedicar-se a leituras como estas? Não será que se conseguia cativar mais alguns alunos tanto para a literatura como para a matemática? E, muito importante, podia ajudar a que eles tivessem acesso a alguma da dimensão criativa da matemática...