quinta-feira, 7 de junho de 2007

Matemática e a Guerra

É muito frequente ouvirmos dizer que a Matemática é neutra.
Mas não é estranho que uma área do saber que decorre e se desenvolve ao longo dos séculos por pessoas, em ligação forte com problemas que emergem na vida real, embora reconhecidamente também com uma forte dimensão de abstracção, seja envolta numa imagem de neutralidade?

Esta questão surgia-me em diversos momentos e foi com bastante expectativa e curiosidade que fui, em Abril de 2002, para a sessão que marcou a abertura da Conferência Internacional MES3 (Mathematics, Education and Society).

Era uma sessão prévia à Conferência (denominada Ágora) para a qual tinha sido convidado um matemático - Bernhelm Booss-Bavnbek (professor da Universidade Roskilde na Dinamarca). O título da sua palestra era Mathematics, mathematics education and war e o texto da sua apresentação pode ler-se aqui. Claro que a discussão que decorreu dessa apresentação foi acalorada mas profundamente estimulante, aliás como é habitual na generalidade das sessões das Conferências MES (a próxima será em Portugal, em Fevereiro de 2008).

Nestas conferências os participantes não são espectadores mas sim intervenientes activos que se encontram de tempos a tempos para debater as relações entre a Matemática e a Sociedade mas com uma vertente muito reflexiva sobre os impactos e interacções destas relações na Educação.

Claro que não são sessões mornas, neutras... e por isso, no final, todos voltamos para os nossos locais quotidianos de vida muito mais estimulados e reforçados na convicção de que é no debate e na interrogação partilhada que crescemos e nos desenvolvemos para contribuirmos para um mundo melhor.

Mas como é que hoje vim falar de algo que aconteceu em 2002? De facto, não sei bem mas depois de umas horas de leitura ao sol e junto ao mar voltei com vontade de pensar e escrever sobre a Matemática. Agarrei no livro Agnesi to Zeno e ao folheá-lo lembrei-me da dita sessão.


Resolvi pesquisar na net com a entrada 'mathematics and war' e claro que a primeira entrada era precisamente para uma secção de um site do matemático da sessão de 2002.
Mas encontrei outras coisas igualmente interessantes, como, por exemplo, um blogue (de Alexandre Borovik, um outro matemático mas de Manchester) que vale a pena visitar com alguma regularidade.



Uma outra entrada levou-me ao encontro do livro "Rethinking Mathematics
Teaching Social Justice by the Numbers
" editado por Eric Gutstein e Bob Peterson onde encontramos 30 artigos que mostram (aos professores) como se podem interligar princípios de justiça social ao longo do currículo da matemática este com outras áreas curriculares.

E ainda uma outra entrada interessante é a que dá acesso à apresentação de um Colóquio sobre a História da Matemática em 2004 (promovido pelo Instituto de Tecnologia Federal Suíço de Zurique) em que a segunda parte era totamente dedicada ao tema 'Mathematics and War'

Então parece que, afinal, a Matemática (e o seu ensino) não é assim tão neutra!

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